Postagem em destaque

YEAH, HOUSTON, WIR HABEN BÜCHER!

e ai que tenho três livros de autoria publicada que fiz praticamente tudo neles e vou fixar esse post aqui com os três pra download e todos...

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE: AZIA

AZIA
PIROSE Queimadura retroesternal - Ardor retroesternal
À sensação de queimadura por detrás do externo chamamos pirose (a palavra pirose que os médicos utilizam, para traduzir essa sensação, deriva do grego pyrosis que significa acção de queimar).
Com frequência utilizamos a palavra azia para traduzir essa sensação e, empregamo-la como sinónimo de pirose. Outros reservam a palavra azia para a sensação de azedo na garganta ou na boca. A percepção da regurgitação do conteúdo do estômago para o esófago associada a esta sensação de queimadura é, por vezes, evidente.
Este sintoma exprime a existência duma doença muito frequente, chamada: Doença do Refluxo Gastro-esofágico - DRGE. Calcula-se que 7% da população mundial tem pirose diariamente, 15% semanalmente e nalgumas sondagens 50% da população tem pirose mensalmente.
O incomodo pode ser muito ligeiro e nem nos leva a consultar o médico: fazemos algumas restrições alimentares, retiram-se os fritos, as gorduras, fazem-se refeições menos volumosas, usam-se anti-ácidos, que em muito países (USA, Reino Unido, Brasil e outros) se vendem livremente nos supermercados e, nada mais é necessário.
Só uma minoria das pessoas procura o médico o que alguns comparam à parte visível do iceberg. A maior parte das pessoas nunca procuram o médico ou porque os sintomas são muito ligeiros ou porque desconhecem que o tratamento é possível. Tal como a maior parte do iceberg nunca aparecem.
Mas por vezes os sintomas são incomodativos e é preciso a ajuda do médico. A sensação de ardor ou queimadura, muitas vezes mais evidente durante a noite quando estamos deitados, ou quando nos inclinamos para a frente, quando apertamos os atacadores dos sapatos, não é o único sintoma da Doença do Refluxo Gastro-esofágico - DRGE - que pode também ser causa de dor retro-esternal, de ardor na garganta, de rouquidão, de tosse, de crises de asma etc.
Com alguma frequência ainda encontramos doentes que relacionam a pirose (azia) com a litíase da vesícula ou com alterações funcionais da vesícula, mas isso não é verdade. A pirose é um sintoma típico da DRGE.
O Dicionário de António Houaiss (2001) considera pirose e azia sinónimos. O Dicionários da Academia das Ciências de Lisboa (Malaca Casteleiro - 2000) ignora a palavra pirose e define azia como " sensação de ardor, que vem do estômago até à garganta".

Fonte: http://www.blogger.com/www.gastroalgarve.com


AZIA
Cerca de 10% dos adultos sofrem de azia quase todos os dias, e de 35% a 40% apresentam ocasionalmente esse sintoma. A azia é o sintoma mais característico de refluxo do suco gástrico para o esôfago (refluxo gastro-esofágico). A sensação de azia ou queimação costuma surgir nas duas primeiras horas depois da refeição, especialmente quando a pessoa se deita, e melhora com antiácidos.
Os sintomas incluem os casos clássicos de queimação no trajeto do esôfago e gosto ácido na boca, até crises de asma noturna, tosse e dores no peito que simulam ataques cardíacos. Além desses, podem surgir outros conseqüentes a complicações do refluxo: ulcerações no esôfago, diminuição do diâmetro esofágico causada por cicatrização de úlceras e o chamado esôfago de Barrett, caracterizado por alterações específicas da mucosa do órgão e aumento da probabilidade de câncer.
O diagnóstico de refluxo geralmente é estabelecido através da endoscopia, seguida ou não de biópsia da mucosa do esôfago para documentar sinais de inflamação. Cerca de 50% das pessoas com queixa de azia, no entanto, não apresentam alterações inflamatórias sugestivas de esofagite.
Por isso, o teste de monitorização do pH esofágico durante 24 horas é considerado o exame definitivo para o diagnóstico de refluxo. Se o aparelho acusa uma queda no pH no instante em que surgem sintomas, o refluxo está caracterizado mesmo que a endoscopia esteja normal.
A tendência moderna é considerar o refluxo como doença crônica. Seus sintomas podem desaparecer com o tratamento, mas retornam rapidamente com sua interrupção.
Mudanças do estilo de vida podem aliviar significativamente os sintomas. Elevar a cabeceira da cama a uma altura de 15 a 20 centímetros (muitos usam listas telefônicas como calços), pode dificultar a subida de suco gástrico pelo esôfago. Da mesma forma, dormir deitado sobre o lado esquerdo costuma reduzir o refluxo (enquanto deitar sobre o lado direito, de bruços ou de costas aumenta).
Como o refluxo surge quase sempre depois das refeições, é importante não comer exageradamente nem tomar muito líquido para evitar distensão do estômago. Dietas gordurosas não são recomendadas, porque a gordura retarda o esvaziamento gástrico.
Quem sofre de refluxo só deve deitar-se três horas depois de uma refeição. É importante, também, não ingerir bebidas alcoólicas antes de ir para a cama e não fumar, porque a nicotina estimula o refluxo.
Medicamentos como os chamados antagonistas do receptor-H2 (cimetidina, ranitidina e outros) reduzem a produção de ácido no estômago e podem ser muito úteis. Por razões desconhecidas algumas pessoas respondem melhor a um desses agentes do que a outros, mas a regra geral é de que, quando não ocorre resposta a um deles, dificilmente haverá a outro medicamento dessa classe.
Supressão mais eficaz da produção de ácido pode ser conseguida com os chamados inibidores de bomba de prótons (omeprazol, lansoprazol, esomeprazol e outros), o que explica a preferência dos médicos por essas drogas.
Uma vez que o controle da produção de ácido tenha sido obtido, o tratamento deverá ser mantido indefinidamente. Os inibidores de bomba parecem ser drogas que podem ser mantidas por muito tempo sem efeitos indesejáveis. A experiência européia de vinte anos com o uso continuado desses medicamentos reforça a confiança neles.
Medicamentos que promovem a motilidade e ajudam o esvaziamento gástrico podem ser úteis, também. A descrição de arritmias cardíacas associadas a um deles (cisaprida), entretanto, reduziu muito o emprego desses agentes.
Em certos casos, uma cirurgia pode evitar o inconveniente de tomar medicação pelo resto da vida: a fundoplicação, procedimento feito por laparoscopia, através do qual uma área do estômago é usada para "encapar" a parte terminal do esôfago. Embora alguns cirurgiões experientes relatem um índice de sucesso de até 90%, a experiência com esse tipo de operação ainda é limitada porque o procedimento passou a ser utilizado em larga escala apenas nos últimos cinco anos.
Vale lembrar que muitas pessoas com refluxo não apresentam sintomas típicos. Elas se queixam de tosse (principalmente noturna), irritação na garganta e crises de asma disparadas por espasmos dos brônquios provocados pela microaspiração de suco gástrico.

Fonte: http://www.blogger.com/www.drauziovarella.com.br


AZIA
Azia, também conhecida como refluxo gastroesofágico, ou simplesmente refluxo, é a sensação de queimação causada pelo retorno do suco gástrico para o esôfago. Quando comemos, os alimentos percorrem o esôfago e, antes de chegar ao estômago, atravessam o esfíncter esofágico inferior que deve manter-se fechado após a passagem do bolo alimentar para impedir que os ácidos digestivos refluam pelo esôfago acima. Às vezes, porém, os músculos desse esfíncter perdem a elasticidade e permanecem abertos, permitindo o refluxo que causa dor e a queimação típica da azia.
Geralmente, a acidez estomacal ocorre após as refeições. O estômago cheio pressiona o suco gástrico que flui para o esôfago, porque o funcionamento do esfíncter está alterado.
A hérnia de hiato, causa mais freqüente do mau funcionamento do esfíncter esofágico inferior, é responsável por muitos casos de azia.
Recomendações

1 - Faça refeições mais leves. Sente-se e coma sem pressa, mastigando bem os alimentos;

2 - Não pratique exercícios físicos, nem se abaixe ou se curve após as refeições;

3 - Evite beber durante as refeições. Bolo alimentar mais consistente tem menor probabilidade de causar refluxo;

4 - Não use cintos ou roupas apertadas na região do abdome;

5 - Tente perder peso. A obesidade pode aumentar a incidência de azia;

6 - Evite chás, café, bebidas alcoólicas, chocolate e comidas gordurosas;

7 - Procure analisar os alimentos ingeridos antes das crises para identificar os possíveis causadores dos sintomas;

8 - Não fume;

9 - Aumente a salivação com gomas de mascar ou balas duras. A saliva pode aliviar a dor;

10 - Evite refeições perto do horário de deitar-se. Durma com travesseiros mais altos ou eleve a cabeceira da cama com um calço;

11 - Antiácidos podem aliviar os sintomas, mas seu uso excessivo deve ser sempre evitado, especialmente por portadores de glaucoma, diabetes, doenças cardíacas porque o sal neles contido pode elevar a pressão arterial.

Advertência A dor provocada pela azia pode confundir-se com a dor da angina. No entanto, difere-se desta por não estar relacionada a esforços físicos e normalmente piorar quando a pessoa se deita.
Se os sintomas vierem acompanhados de náusea, tontura ou falta de ar, ou ainda a dor no peito irradiar-se para o braço ou mandíbula, procure assistência médica imediatamente, pois esses sintomas podem indicar um ataque cardíaco.

Fonte: http://www.blogger.com/www.dignow.org



AZIA
A azia (queimação no peito) não tem relação com o coração. Na verdade, está relacionada ao esôfago (o tubo que conecta a garganta ao estômago) e ao estômago propriamente dito. O esôfago para por trás do esterno (nome do osso que fica no meio do peito, unindo as costelas), e, portanto, sua inflamação causam sensação de queimação no peito/coração.

Causas O ácido do estômago "volta" (reflui) para a parte inferior do esôfago, provocando dor e azia (queimação). O termo médico para este fato é refluxo gastroesofágico. Os ácidos do estômago, liberados para fazer a digestão, não atacam o estômago porque este tem uma camada protetora que não existe no esôfago, o que o torna vulnerável à ação dos ácidos.

Os fatores desencadeadores de refluxo mais comuns são:

1 - Uso de medicamentos antiinflamatórios como a aspirina (ácido acetilsalicílico), ibuprofen, naproxifeno sódico, medicamentos para artrite e cortisona;
2 - Refeições muito pesadas e comer muito rápido;
3 - Alimentos gordurosos, como chocolate, frituras e queijos;
4 - Alimentos ácidos, como tomate, abacaxi e frutas cítricas (limão, laranja, etc.);
5 - Alimentos muito condimentados (pimenta, cebola e alho);
6 - Deitar-se após as refeições;
7 - Fumar após as refeições;
8 - Bebidas com cafeína (café, chá) e bebidas gaseificadas (refrigerantes, água com gás);
9 - Bebidas alcoólicas;
10 - Estar acima do peso normal;
11 - Vestir roupas muito apertadas na cintura;
12 - Gravidez;
13 - Engolir muito ar;
14 - Estresse;
15 - Fraqueza ou mau funcionamento dos músculos da junção do esôfago com o estômago;
16 - Hérnia de hiato, situação em que uma pequena parte do estômago fica acima do diafragma (músculo que separa o tórax do abdome)

Fonte: http://www.blogger.com/www.lincx.com.br


AZIA
Para facilitar a compreensão vamos considerar azia, como uma sensação de ardor/dor no “estômago”, que pode irradiar ao longo da face anterior do peito.
Definida desta forma, sabemos que uma percentagem muito elevada da população portuguesa, sofre ocasional ou continuamente de azia e, com frequência tem azia durante a noite.
A azia nocturna é um elemento perturbador do sono, causa uma incomodidade significativa e com frequência afecta a capacidade para o exercício da profissão no dia seguinte. Mas, não é apenas a incomodidade ou a repercussão negativa no desempenho laboral que tornam a azia nocturna preocupante.
Na realidade, uma maior intensidade e frequência das queixas de azia e o seu aparecimento durante o sono, determina muitas vezes inflamação do revestimento interior do esófago, denominada esofagite de refluxo, úlceras esofágicas e, à medida que os anos decorrem e as queixas persistem, é maior a probabilidade de ocorrência de cancro do esófago.

Que podemos fazer?
Durante a noite, quando deitados, será mais fácil em certas condições, que o conteúdo do estômago possa refluir para o esófago e aí permanecer por longos períodos.
Esta é a razão do aparecimento de azia nocturna, que nos acorda, que pode ocasionar acessos de tosse durante o período de sono e ainda determinar uma sensação de engasgamento.
Podemos talvez reduzir as crises de azia nocturna, se não comermos nada nas 3 ou 4 horas antes de deitar e se elevarmos ligeiramente a cabeceira da cama durante a noite. Também pode contribuir para minorar a frequência e intensidade da azia, uma redução de peso, do consumo de tabaco, álcool e café.
O recurso a refeições menos volumosas, com pouca gordura e poucas bebidas gasosas, pode também diminuir a frequência ou intensidade das queixas de azia.

Azia – devemos procurar o seu tratamento

A Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva aconselha o tratamento adequado destes sintomas, o que é hoje fácil uma vez que dispomos de medicamentos muito eficazes para aquele objectivo.
Todas as pessoas com queixas frequentes de azia devem consultar o seu médico assistente, ou gastrenterologista, no sentido de obterem os melhores conselhos para a sua saúde.

Fonte: http://www.blogger.com/www.gastroweb.com.br


AZIA
Talvez seja o sintoma mais freqüente do aparelho digestivo. Quando um paciente nos afirma que não sabe o que é Azia, podemos ter certeza de que o mesmo nunca a teve. É um sintoma que se auto define no momento em que se apresenta.
Qualquer patologia do aparelho digestivo superior pode tê-la como um dos sintomas, porém a sua manifestação mais importante e severa, ocorre na Esofagite de refluxo (ER).
ER é a inflamação da mucosa esofágica, causada por refluxo do conteúdo gástrico. Foi em 1823, que W.Proust demonstrou ser o HCL um dos principais componentes do Suco Gástrico e foi em 1825 que William Beoumonte pôde comprovar o poder corrosivo deste ácido, graças ao acompanhamento de um paciente que apresentava uma fístula gástrica externa crônica, devido a um ferimento à bala.
O conteúdo gástrico ao refluir para o esôfago, dá início a um processo inflamatório que pode chegar à ulceração até com hemorragia.
Qualquer paciente que apresente Azia, deve imediatamente se submeter a um exame de Endoscopia Digestiva, para identificar sua causa, pois a partir daí é que poderá ser instituído um tratamento correto.
A Endoscopia Digestiva é um exame extremamente importante e extremamente simples para se realizar. Cada vez mais, os aparelhos tornam-se mais finos, maleáveis e com melhor visão, tornando possível realizar o exame com o mínimo de desconforto.

Fonte: http://www.blogger.com/www.santalucia.com.br


AZIA
Azia ou pirose é uma desconfortável sensação de queimação localizada na parte superior do abdome ("boca do estômago"), ou que se move partindo do estômago para cima, em direção à garganta.

Por que ocorre a azia? Todos nós temos uma espécie de válvula muscular na região onde o esôfago – tubo muscular que transporta o alimento desde a garganta até o estômago – se une ao estômago. Por algumas razões, esta válvula não funciona em certas pessoas, permitindo o refluxo de ácido do estômago para o esôfago, provocando um mal chamado Doença por Refluxo Gastroesofágico (DRGE).

Quais são os sintomas da DRGE? O sintoma mais comum é justamente a azia ou pirose, mas existem outros sintomas associados ou não à azia. Entre eles, merecem destaque: regurgitação do conteúdo do estômago para a boca, sobretudo após as refeições; eructações (arrotos); sialorréia (produção excessiva de saliva); disfagia (dificuldade para engolir);rouquidão; engasgos ou crises de asma quando se está deitado; dor no peito, simulando problemas cardíacos.

Por que ocorre o refluxo? A razão pela qual o conteúdo do estômago reflui para o esôfago tem a ver com o funcionamento de um anel muscular chamado esfíncter do esôfago, localizado na junção entre os dois órgãos. Este anel existe para evitar que o conteúdo do estômago volte para o esôfago. Ele deve se abrir apenas quando você engole algum alimento; no restante do tempo, ele deve permanecer fechado, evitando assim o refluxo. Nos pacientes com DRGE, este esfíncter não funciona adequadamente: ou é muito fraco ou se abre em momentos impróprios.

Por que o suco gástrico é nocivo para o esôfago e não para o estômago? O revestimento interno do tubo digestivo é feito de acordo com a função de cada segmento. Desta forma, o esôfago, que tem a função apenas de conduzir o alimento da boca até o estômago, apresenta um revestimento bastante simples. Já o estômago produz grandes quantidades de ácido clorídrico e outras substâncias corrosivas, fundamentais para a digestão dos alimentos. Por isso o seu revestimento é reforçado e protegido. Quando o seu conteúdo atinge o esôfago, pode provocar inflamação, erosões e até úlceras.

Quando devo procurar o médico? Se você tem azia freqüentemente (mais de três vezes por semana) ou apresenta sintomas sugestivos de refluxo noturno (tosse, rouquidão, crises de asma noturna), você deve procurar ajuda médica.

Prevenindo o Refluxo (Azia) Já abordamos o tema do refluxo, da azia e dos problemas gastrointestinais diversas vezes nesta coluna. Agora, apresentaremos algumas medidas para prevenir o refluxo e informações úteis para pessoas que sofrem desse mal.

Como posso prevenir o refluxo, a azia e a queimação? Se seus sintomas são leves ou pouco freqüentes, é possível evitá-los, na maioria das vezes, com as seguintes precauções: comer devagar e mastigar bem os alimentos; evitar refeições volumosas; não se deitar logo após as refeições; evitar alimentar-se duas a três horas antes de dormir; diminuir o consumo de bebidas alcoólicas; abolir o fumo; perder peso, se necessário; reduzir o estresse; tentar manter postura adequada; não usar roupas ou cintas apertadas.

Como é feito o diagnóstico da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE)? O diagnóstico é feito com a história clínica, ou seja, com os sintomas e a realização de endoscopia digestiva. Em alguns casos, os sintomas são tão característicos que são suficientes para se fazer o diagnóstico. Mesmo nestes casos, a endoscopia é importante para a sua confirmação. Trata-se de um exame simples que consiste na introdução de uma microcâmera no interior do esôfago, permitindo não só visualizar todo o órgão, mas também fotografar, filmar e, se necessário, coletar material para exame. Este processo não é doloroso e, para sua realização, é necessário apenas anestesia local da garganta, utilizando-se anestésico em spray ou geleia, e leve sedação.
Boas novas: seu médico pode ajudar muito

O tratamento da DRGE normalmente é demorado e requer visitas freqüentes ao médico. É preciso lembrar que a doença não é igual em todos os pacientes. Os sintomas surgem por diversas causas e em diferentes ocasiões. Além disso, a doença apresenta vários graus de gravidade. Além de uma série de recomendações a respeito da dieta e dos hábitos de vida, existem hoje medicamentos muito eficazes não só para aliviar os sintomas, mas também para cicatrizar as lesões. Os mais utilizados são de dois grupos: os que visam neutralizar ou inibir a secreção de ácido do estômago e aqueles que promovem o funcionamento adequado da válvula que existe entre o esôfago e o estômago. É importante ter em mente que somente o médico pode dar a orientação correta para o seu caso. Evite, portanto, tomar remédios por conta própria ou por recomendação de terceiros, pois alguns medicamentos podem melhorar os sintomas encobrindo doenças mais graves, ou ainda interagir com outras substâncias e causar sérios problemas à sua saúde.

José Alves de Freitas

Fonte: http://www.blogger.com/www.py2gea.com.br


AZIA
Azia se caracteriza pela sensação de ardência ou queimação que sentimos às vezes após ingerir alimentos "pesados" ou muito condimentados, tais como uma feijoada ou bebidas alcoólicas. Esse quadro ocorre quando há excesso de produção do ácido clorídrico, o qual "queima" as paredes do estômago.

O que causa azia? Esse quadro ocorre quando há excesso de produção do ácido clorídrico, o qual "queima" as paredes do estômago. Muitos são os fatores que fazem aumentar a produção deste ácido: herança, estresse, presença da bactéria Helicobacter pylori, alimentos gordurosos, doces, café, álcool, frutas ácidas, nicotina do cigarro e alimentos muito condimentados.

E o que é a má digestão? A má digestão se caracteriza pela dificuldade do estômago em digerir os alimentos.A pessoa se sente sempre com o estômago cheio, mal estar geral, etc.

O que causa a má digestão?
A má digestão em geral é causada pelos mesmos fatores que provocam a azia. Neste caso, no entanto, deve-se destacar a ação da herança, do estresse, dos distúrbios psicológicos e alterações dos movimentos do estômago e dos intestinos.

Como resolver estes problemas? Em geral a administração de antiácidos à base de hidróxido de alumínio promovem alívio imediato da azia e da má digestão. No entanto, caso estes quadros persistam ou sejam frequentes, é aconselhável procurar um médico para que seja realizada uma pesquisa mais detalhada.

Fonte: http://www.blogger.com/www.sanofi-synthelabo.com.br







Missões de Hoje
Um: ir ao trampo da mamãe levar a carteirinha dela da GEAP.
Dois: ir à UFPA fazer minha pré-matrícula do Curso Livre de Alemão, na Casa de Estudos Germânicos.
Três: ir à facul, assistir QUATRO aulas de Lingüística II, de Frau Márcia Almeida Cunha.
Quatro: BEBER PRA CARALHO com o Maurício e com a Andréia e com o Giovanni!
Pena que o Raimundo Nonato (o baixinho de boné da foto abaixo) não vai estar lá!


Fuckin drinkin ‘til fuckin die!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você está em solo sagrado!
Agora entalhe com vossas garras na Árvore dos Registros e mostre a todos que virão que você esteve aqui!!!