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terça-feira, 10 de novembro de 2009

[mini] ODE AO GRUNGE [parte um]

“Hold my hand
Take a good look
This could be the day”
– Pearl Jam, “Porch”.

O que é grunge?
por José Augusto Lemos
fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/cultura/pergunta_286705.shtml

É uma mistura de punk e heavy metal surgida em meados da década de 80 em Seattle, cidade no noroeste dos Estados Unidos, quase na fronteira com o Canadá. O termo grunge – que em seu sentido original significa “sujeira” ou "imundície" em inglês – descreve tanto o estilo visual (cabelo desgrenhado, roupas velhas e folgadas) de bandas e fãs, quanto o som saturado e distorcido das guitarras que dão o tom das músicas.

Na época, ninguém poderia imaginar que bandas tão anarquistas e barulhentas pudessem tomar conta do mercado pop mundial. Mas foi exatamente isso que aconteceu em 1991, quando Nevermind, segundo álbum do trio Nirvana, derrubou ninguém menos que Michael Jackson do primeiro posto das paradas americanas, abrindo a trilha do megaestrelato para outras bandas do cenário underground de Seattle, como Pearl Jam e Alice in Chains.

Toda essa história, porém, começou um pouco antes, quando as bandas Green River, formada em 1983, e Soundgarden, de 1984, tornaram-se as primeiras do gênero a gravar para o selo independente local Sub Pop, cujo nome logo se tornaria sinônimo de grunge. Do Soundgarden saíram, inclusive, os fundadores de duas das bandas mais cultuadas da turma: Mudhoney e a já citada Pearl Jam. Na década seguinte, a MTV se encarregou de espalhar o estilo por todo o planeta, transformando-o em uma verdadeira febre no início dos anos 90.

O gênero só começou a declinar após o suicídio de seu maior ídolo, Kurt Cobain, o líder do Nirvana, em 1994. Mas, de certa forma, o grunge continua vivo até hoje com o sucesso de Pearl Jam e Foo Fighters (fundado pelo ex-baterista do Nirvana, Dave Grohl), conquistando fãs de uma nova geração.

* Jornalista, ex-diretor de redação da revista Bizz



“You can’t win! Think it over again,
I can’t win! Look at the trouble I’m in,
We can’t win! And we’re stuck here together,
Yeah, I hope it will last forever.

Don’t ever dare to hope, he said,
So I’ll never let down too bad.
I know there’s nowhere to go
So I’ll just stay here instead.
He knew better than to pull on a thread,
They unravel like the thoughts in his head.
He looked out, it filled him with dread
And this is what he said.”
– Bad Religion, “Boot Stamping on a Human Face Forever”.

Morte de Kurt Cobain foi o fim do sonho grunge
Quando a edição do jornal Los Angeles Times de quarta-feira, 6 de abril, chegou às bancas, noticiando que o Nirvana estava fora da edição 94 da turnê Lolapallooza – uma excursão com tudo para figurar entre as três maiores atrações do próximo verão americano –, e enfatizando os rumores que a banda teria acabado, provavelmente Kurt Cobain já estava morto.

O corpo foi encontrado às 8h30 da manhã de sexta-feira, 8 de abril, por um eletricista que foi consertar o sistema de alarme na casa do músico, em Seattle. Inicialmente, ele pensou tratar-se de um “manequim jogado no chão”. Cobain estava com o revólver calibre 38 ainda sobre o peito, apontando para o queixo e um bilhete suicida sob um vaso derrubado. Conforme os médicos legistas, a morte de Kurt, com um tiro na cabeça, teria ocorrido de 24 a 48 horas antes da descoberta.

A verdade é que nos bastidores, fora dos olhos do público e da maior parte da imprensa, o caso andava muito sério. Apesar de repetidas insinuações e de tentativas de suicídio anteriores, ninguém foi capaz de conter o ímpeto auto-destrutivo do músico.

Lida hoje, sua entrevista à revista Rolling Stone no final do ano passado e publicada em janeiro de 94 – chamada “O sucesso Não É Um Saco” – e morbidamente profética. Kurt dá a entender que o Nirvana havia chegado ao fim da linha. E que seu destino era incerto. Mas, acima de tudo, mostrava-se perdido e desiludido com a fama e o sucesso.

Se por um lado Nevermind inaugurou urna revolução estética e mercadológica no rock – algo equivalente ao movimento punk - por outro Cobain se sentia frustrado. Ele estava prisioneiro da canção-aríete (“Smells Like Teen Spirit”) e de toda badalação em torno do grunge-rock de Seattle, decorrente do sucesso daquela música e da transformação de Kurt Cobain em cone da música pop.

“Fomos incapazes de mostrar o lado mais suave, mais dinâmico da banda”, disse Kurt na entrevista. "O som pesado de guitarra é o que garotada quer ouvir. Gostamos de tocar (as coisas antigas), tuas até quando eu serei capaz de gritar até arrebentares pulmões toda noite, durante um ano inteiro de turnê?" Num trecho mais sombrio, Kurt admitiu que, nos últimos cinco anos, havia desejado a morte “todos os dias”, por causa de dores estomacais. “Muitas vezes cheguei bem perto.”

No dia 3 de março, em Roma, Kurt Cobain mergulhou em vinte horas de coma depois de misturado champanhe e comprimidos de Roypnol. Apesar da versão oficial ter sido a de que Cobain estaria tomando o remédio para combater problemas estomacais e sua gripe, é sabido que a droga geralmente é usada para tratar pessoas com ansiedade e insônia.

Outro incidente, entretanto, este ainda mais apavorante, foi revelado somente após sua morte. Por duas vezes a polícia de Seattle havia sido contactada pela família do músico, diante de suas ameaças suicidas. A última foi no dia 18 de março – treze dias depois dele ter emergido do coma –, quando ele se trancou num quarto de sua casa com quatro armas diferentes, prometendo se matar - e de lá só saiu depois da interferência da polícia.

Entre a frustrada tentativa de suicídio e a morte, de novo a fragilidade de espírito de Cobain seria testada. A gravadota Geffen e pretensamente todo o Nirvana concordaram em relançar o disco In Utero com uma nova capa e uma nova versão de “Rape Me” – agora rebatizada de “Waif Me” – para apaziguar grandes redes de lojas (como a Wal Mart), que se recusavam a vender o disco em sua encarnação original.

Pata um a pessoa que sequer conseguiu lidar com o “barato e a vergonha de se tornar um popstar internacional” a capitulação à auto-censura, ainda que sob o argumento de atender fãs que nunca conseguiriam comprar o disco a não ser em lojas conservadoras como a Wal Mart – isso corresponderia a um golpe de misericórdia na auto-estima de Cobain.

Numa derradeira tentativa de ajudar Kurt dias antes do suicídio, Courtney Love realizou uma reunião com ele, mais diversos amigos, colegas e parentes para tentar “assustá-lo” a ponto de motivar um fim no envolvimento do músico com drogas pesadas – como a heroína, Courtney também havia pedido à polícia que “checasse” sua casa em Seattle regularmente enquanto ela estivesse em Los Angeles, para promover o primeiro álbum do Hole para a gravadora Geffen, Live Through This – que foi lançado, afinal, na terça-feira, dia 12 de abril, debaixo de todo o debate em torno da morte de Cobain. Segundo a polícia, a casa foi checada regularmente, mas nunca ninguém viu viv’alma dentro dela, até a descoberta do corpo de Cobain, feita pelo eletricista.

“Sou uma pessoa demasiadamente errática, temperamental”, escreveu Kurt em sua nota suicida lida por Courtney Love pela primeira vez, em parte, numa fita tocada para os mais de três mil fãs reunidos no domingo, dia 11, em torno da Space Needle, o marco arquitetônico mais importante de Seattle, durante a vigília à luz de velas em memória do músico. O recado continuava: “E perdi a paixão.”

Courtney Love, com aquela voz rouca e anasalada de quem acabou de chorar muito, comentou trechos do bilhete. “Há anos venho me sentindo culpado", escreveu o músico, “e o fato é que não consigo mais enganar nenhum de vocês. O pior crime é enganar". Courtney Love emendou: “Errado: o pior crime é ir embora”. Mais adiante, quando Kurt citava Neil Young – “Melhor arder do que se esvair aos poucos” – novamente Courtney interferiu, com voz cheia de raiva: “Não acreditem nisso!”

Com Kurt morto, o Nirvana oficialmente deixa de existir. Os caminhos viáveis para os dois terços restantes da banda: enterrar o passado e começar do zero, com identidade musical nova, a exemplo do que o Joy Division fez ao se transformar em New Order depois que Ian Curtis se matou, ou partir cada um em sua trilha. Mas se Cobain ainda estivesse vivo, o Nirvana teria morrido, de qualquer forma, “Gostaria de trabalhar com pessoas que fossem o oposto total do que eu estou fazendo agora”, disse Kurt na Rolling Stone. “Esgotamos as possibilidades, chegamos a um ponto em que começamos a nos repetir”.

O ideal de Kurt era atingir a mesma posição de uma das suas bandas favoritas, o R.E.M. – ele até planejava, antes de morrer, compor e gravar com Michael Stipe. “Não sei como desfazem”, disse Cobain na entrevista. “Deus, eles são os maiores. Eles têm lidado com o sucesso como se fossem santos e continuam fazendo uma ótima música”. Enquanto isso, o Nirvana, na visão do músico, “empacou. Nós fomos categorizados. Grunge é um termo tão forte quanto new wave. E você não consegue escapar dele. E (junto com o termo você também) vai sair de moda.”

O maior inimigo de Cobain, porém, não era a ganância cínica da indústria do rock, nem os detratores que o escalaram para o Cristo do Momento, tampouco a pretensa limitação de horizontes determinada por seus próprios companheiros de banda, menos ainda todas as pressões do sucesso. O maior inimigo de Kurt Cobain chamava-se Kurt Cobain.

A falada “auto-medicação” com heroína, a sensação de impotência criativa, a falta de força para lidar com a saraivada de ataques que advém de um sucesso fenomenal, são todos os sinais de uma personalidade frágil, problemática, depressiva, que precisava de cuidados médicos intensivos e – acima de tudo – de supervisão 24 horas por dia, tipo homem-a-homem.

O ato desesperado de Cobain não deve ser visto como um auto-sacrifício em nome da arte, nem como um acidente infeliz que o elevou a mártir. O suicídio foi apenas mais uma maneira estúpida e infrutífera do músico tentar solucionar os problemas que não se resolvem com armas na têmpora, mas sim com remédios, tratamento, apoio e conversa.

A maioria dos fãs, embora chocada com a morte do músico, admite que o que Kurt Cobain fez não se justifica e não serve a coisa alguma, a não ser, apenas em termos imediatos, para aumentar temporariamente a venda de discos do Nirvana – desde que ele morreu, os álbuns da banda começaram a desaparecer das prateleiras das lojas em tempo recorde. Alguns lojistas notaram que entre os compradores havia um contingente com mais de 40 anos – gente que em outras circunstâncias jamais compraria discos do Nirvana. Outra conseqüência: os primeiros discos da banda, o compacto “Love Buzz/Big Cheese”, de 88, e o álbum Bleach, do ano seguinte, ambos lançados pela Sub Pop, são agora o quindim dos colecionadores.

“Ele (agiu como) um moleque”, rosnou um fã numa entrevista ao jornal San Francisco Chronicle. “Imagine, se matar deixando uma filha de dois anos para criar!”. Outro fã, no mesmo jornal, foi mais adiante. “A garotada não vai sair se matando por causa disso. Para mim, (o ocorrido) só me fez perder o respeito por ele. Acho que Kurt deu um fim a seus problemas da forma errada.”


Caixa preta
Como foi o vôo acidentado do Nirvana

20/02/ 67
Kurt Cobain nasce em Aberdeen, estado de Washington

1975
Os pais de Kurt se separam. O fato deixa o cantor traumatizado, tornando-o uma criança tímida e bastante infeliz.

1987
Kurt Cabain conhece Chris Novoselic e os dois moram o Nirvana, uma banda influenciada pelo punk rock e new wave.

88
Os roqueiros assinam com a gravadora Sub Pop, de Seattle, e lançam o single “Love Buzz”.

89
Cravam o disco Bleach, que custou míseros seiscentos dólares. Além de Cobain e Novoselic o disco, que foi produzido por Jack Endino, traz Chad Channing (bateria) e Jason Everman (guitarra). Bleach vende trinta mil cópias e emplaca a música “Silver” na parada americana.

90
Depois do fazer uma respeitável carreira pelo circuito alternativo, o Nirvana vai para uma grande gravadora (Geffen). Dave Grohl assume a bateria do grupo.

Setembro de 91
Sai Nevermind, o disco que iria abalar as estruturas do mundo pop. Nevermind vende oito milhões de cópias, passando a frente de Michael Jackson, Guns N’Roses e outras instituições pop.

Outubro de 91
O Nirvana se apresenta em Seattle, num dos shows mais comentados do país. O grupo ganha fama de detonar os seus instrumentos no palco (principalmente Kurt).

Fevereiro de 92
Cobain se casa com Courtney Love, vocalista da banda de rock Hole. “Valho seis milhões de dólares. Quer casar comigo, sua piranha?”, teria sido a declaração de amor do cantor. A união é vista com uma certa desconfiança, já que os dois são viciados de carteirinha.

Agosto de 92
Nasce Flandres Bean Cobain, filha do cantor e de Courtney Love. Kurt processa um jornal inglês que publica artigo que diz que a menina teria nascido viciada em heroína.

Dezembro de 92
É lançada a coletânia Incesticide com faixas raras, covers e algumas coisas do começo de carreira do gropo.

Janeiro de 93
O nirvana se apresenta no Hollywood Rock, no Brasil. Durante as apresentações no rio, Cobain cospe na câmera da Globo (que transmitia o festival) e simula uma masturbação no palco. O Nirvana ainda surpreenda com covers inusitadas de “We Will Rock You” (Queen), “Rio” (Duran Duran) e “Kids In América” (Kim Wilde).

Agosto de 93
Durante uma discussão, Cobain enche Courtney Love de pancadas. Courtney vai à polícia, que acha diversas armas na casa do casal. A queixa é retirada.

Setembro de 93
O Nirvana lança In Utero, disco produzido por Steven Albini e marcado por confusões entre o grupo e o produtor. Albini teria dito que o Nirvana suavizou o som de In Utero para aparecer mais comercial. O próprio Cobain troca o nome do disco de última hora, que se chamava I Hate Myself, I Wanna Die (“eu me odeio, quero morrer”).

Março de 94
Cobain entra em coma depois de ingerir altas doses do calmante Roypinol com champanhe. Os shows da turnê européia que o Nirvana faria são automaticamente cancelados.

Abril de 94
O fim do Nirvana é anunciado. Seus integrantes dizem que só voltam à ativa depois de Cobain se livrar das drogas.

Abril de 94
Kurt é encontrado morto em sua casa, em Seattle, Estados Unidos. Deixou um bilhete para a mulher, Courtney Love, explicando a razão do suicídio.



Discografia comentada

BLEACH (Sub Pop, 89)
O disco que tirou o Nirvana da pequenina Aberdeen, a cidade natal de Kurt Cobain. Gravado em seis dias por míseros seiscentos dólares, Bleach logo se transformou em cult do público universitário americano. O Nirvana contava com Chad Channing na bateria e Jason Everman na guitarra. Muita sujeira, distorção e angústia existencial.

NEVERMIND (Geffen, 91)
O toque-de-midas grunge de Butch Vig foi decisivo para o estouro mundial do Nirvana. Contratada pela Geffen por 750 mil dólares, a banda chegou a vender 35 mil cópias por dia no lançamento do Nevermind. Quase baladas (“Polly”), canções de mesma temática (drogas, angústia etc.) e um hino milionário: “Smells Like Teen Spirit”.

INCESTICIDE (Geffen, 92)
Lançado em meio a uma entressafra da banda, Incesticide tem músicas inéditas e coisas da primeira fase do Nirvana. Também rolam uma covers sacadas, como “Molly’s Lips”, da dupla The Vaselines, um dos conjuntos que Cobain assumiu como uma das grandes influências do Nirvana. O hit: “Sliver”

IN UTERO (Geffen, 93)
O testamento da banda. A produção de Steve Albini adicionou muita sujeira às angústias de Cobain. In Utero, porém, tem faixas brilhantes, como “Heart Shaped Box” (uma das mais tocadas). “Rape Me” é uma variação sobre o riff de “Smells...” e Cobain ainda anuncia a sua morte em “I Hate Myself, I Wanna Die”.

(Matéria publicada na revista Bizz, edição 105, abril de 1994. Autor: José Emílio Rondeau)

Fonte: http://www.abril.com.br/noticia/diversao/no_288563.shtml

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