Postagem em destaque

YEAH, HOUSTON, WIR HABEN BÜCHER!

e ai que tenho três livros de autoria publicada que fiz praticamente tudo neles e vou fixar esse post aqui com os três pra download e todos...

quarta-feira, 6 de maio de 2020

A FILHA DE WOLFLAND e XAMPU - comentários e análises das HQs

ouvindo: John Williams, Born On The Fourth Of July (The Complete Motion Picture Score), de 2000

admito que ‘tô sumido daqui por motivos de não ando tão a fim de postar quanto no mês passado e tenho um monte de merda acumulada pra pôr em dia. ainda tenho lido HQ, literatura (terminei dois livros que ‘tav’enrolando faz uma cara, inclusive) e visto filme e documentários e feito as notas dos mesmos pra tecer suas respectivas análises e críticas. admito qu’eu deveria ver mais filme e documentário, enrolo demais vendo merda na internet e é uma merda ter que ficar respondendo gente que manda entre CINCO e DEZ áudios no Messenger ou na DM do Instagram pra responder uma simples pergunta, ou ter que ficar ouvindo novamente as porras dos áudios porque a pessoa fala pra dentro ou porque ‘tá todo mundo falando ao mesmo tempo aqui na cozinha OU AS DUAS COISAS.

A FILHA DE WOLFLAND
A Filha de Wolfland é uma ficção científica distópica passada em um Drittes Deutsches Reich prestes à Terceira Guerra Mundial, visto que a Segunda terminou em um – pelo que se entende à leitura – armistício a contragosto dos participantes do conflito.
a obra, de 1985, de roteiro do argentino Ricardo Barreiro (1949-1999) e arte do italiano Franco Saudelli – publicada originalmente na França pela Dargaud e no Brasil em julho de 1987 pelo como volume da coleção Opera Erotica da editora Martins Fontes – vai agradar 


XAMPU
Xampu, do brasileiro Roger Cruz – nascido Rogério da Cruz Kuroda –, talvez seja o título MAIS RIDÍCULO E DESNECESSÁRIO DE HQ DE TODOS OS TEMPOS, mas o contexto é da cena rock de São Paulo do final da década de 1980 e começo da de 1990, Rock in Rio 2 Ages com a noite metal – Guns N’ Roses, Judas Priest[1], Queensrÿche[1], Megadeth, Lobão e Sepultura. 
ALGUÉM ME EXPLICA QUE PORRA O LOBÃO ‘TAVA FAZENDO ALI
talvez mais épica de todas edições do festival 
(Fos).e como o que não faltava era cabeludo
além do título, Xampu não leva nota 10 porque o Cruz faz personagens esteticamente muito padrãozinho: todo muito magrinho fotogênicuzinhu – as exceções são Pedro, o cara de nerd zuado da turma e em quem todo mundo monta (admito que foi impossível não me identificar com ele, porque já passei muitão por isso), e Sombra, o vocalista, uma caricatura nadinha inspirada no Joey Ramone, mas um Joey transudo, nota-se (HA HA HA).essa padronização estética de HQ de herói meio que já caga uma “história rock and roll de gente rock and roll como a gente rock and roll”.
“ah, mas não tem negro na história, não tem representativa.”
tem negro, tem gorda, tem japonês, tem o caralho, basta prestar bem atenção que estão ‘todos lá.
e... foi bastante conveniente eu ler Xampu essas épocas, visto que teve a separação das minas do Nervosa e o quanto o grosso da macharada da cena metal (eu conheço os caras, muitos são meus amigos, mas se eu não faço parte do meio punk e/ou do hardcore por concordar com muitas de suas atitudes, que dirá dos bangers, e isso não vale só pra mim) falou um caralhal de merdas pra elas por isso, caralhal de merdas delas por isso. e pra quem crê que é algo novo, não é não: ‘tá lá em Xampu, ‘tá desde o “começo”. 
não que eu esteja defendendo o meio punk e/ou hardcore e/ou mesmo dizendo que são melhores que os bangers, porque não são não, fazem as mesmas merdas. mas não é nada de novo no front, só resta tomarmos vergonha na cara e mudarmos isso da base, dos velhos pros antigos e dos antigos pros velhos.

[1] era pro Halford ter adentrado palco com sua Harley Davidson, mas adivinha que Axl Rose frescou e não permitiu, ainda bem que o Judas continua imponente e grandioso, enquanto Guns... O QUE É GUNS N’ ROSES?
[2] três bandas que, um dia eu vou/espero ver graça: Queensrÿche, Marillion e Whitesnake.são bons trampos, boas músicas, boas pegadas, mas ainda não me deu AQUELA liga de ouvir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você está em solo sagrado!
Agora entalhe com vossas garras na Árvore dos Registros e mostre a todos que virão que você esteve aqui!!!