Postagem em destaque

YEAH, HOUSTON, WIR HABEN BÜCHER!

e ai que tenho três livros de autoria publicada que fiz praticamente tudo neles e vou fixar esse post aqui com os três pra download e todos...

domingo, 29 de janeiro de 2012

TRABALHOS APROVADOS: EPEL 2012

“Não pergunte o que o seu país pode fazer por você, mas o que você pode fazer pelo seu país.”
– John Fitzgerald Kennedy (29.05.1917 – 22.11.1963), no seu discurso de posse como o 35º presidente dos Estados Unidos, em 20 de janeiro de 1961


TRABALHOS APROVADOS PARA O DÉCIMO-QUINTO ENCONTRO PARAENSE DE LETRAS!!!! DESTINO: MARABÁ! PERÍODO: NOVE A ONZE DE FEVEREIRO DE 2012!

UM minicurso APROVADOS e DUAS comunicações APROVADAS para a Encontro Paraense de Estudantes de Letras de 2012.


Die Auserwählten sind:


O NASCIMENTO DAS LITERATURAS DE HORROR, FANTASIA E FICÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DAS CARACTERÍSTICAS DO ROMANTISMO

Jean Kleyton Ferreira COUTINHO (UFPA)
Rafael Alexandrino MALAFAIA (UFPA)
Tailson Rodrigues de LIMA (UFPA)

É pouco conhecida, no meio acadêmico, a história e características das literaturas irmãs de Horror, Fantasia e Ficção Cientifica (FC). Originadas das premissas históricas, filosóficas, artísticas e sócio-culturais do Romantismo, estes gêneros possuem uma relevância extraordinária para a Literatura mundial, apesar da pouca exploração teórica sobre o assunto. Portanto, este mini-curso tem como objetivo desmistificar o Romantismo como literatura alienadora e irreflexiva da realidade, abordando-o como um marco histórico divisor de águas na história das Artes e da Literatura, além de relacionar a essência desta “escola” com a gênese e embasamento dos já citados gêneros de ficção de Horror, Fantasia e FC.

Palavras-chave: Romantismo, Literatura, Gêneros Literários.


#############################


QUANDO AS ANIMAÇÕES IMITAM O REAL: MERMAID, DE OSAMU TEZUKA, E A REPRESSÃO À PRODUÇÃO CULTURAL DURANTE O REGIME MILITAR BRASILEIRO

Paloma Silva da COSTA (UEPA)
Rafael Alexandrino MALAFAIA (UFPA)

É sabido que durante a Guerra Fria, ditaduras pipocaram pela América Latina. No Brasil, este período se deu de 1964 a 1985, após o Golpe Militar, quando houve uma repressão aberta e até mesmo velada ao que era aqui produzido a nível cultural contrário ao regime imposto, fazendo que muitos artistas fossem perseguidos, provocando seus exílios voluntários ou não. Nesse ínterim, houve uma efervescente produção cultural de alto nível até o de caráter realmente duvidoso em todos os meios e mídias, com o intuito de denunciar a situação do país. No outro lado do mundo, no Japão, estava acontecendo uma renovação cultural a partir dos primeiros animês (desenhos animados de origem japonesa) e mangás (histórias em quadrinhos feitas no Japão e seu estilo próprio de desenho), sendo que um dos principais nomes destas mídias é nada mais nada menos do que Osamu Tezuka (1928-1989), responsável por algumas das obras mais memoráveis destes meios, como Astro Boy (1952-68), A Princesa e o Cavaleiro (1953-56), Kimba, o Leão Branco (1950-54) e Buda (1974-84) e Adolf (1983-85). Sendo assim, o objetivo desta comunicação é demonstrar, através de uma análise sucinta, porém com embasamento teórico adequado, como o curta-metragem de animação Mermaid – escrito e dirigido por Tezuka, em 1964, ano zero do regime militar – retrata de forma exemplar o contexto sócio-histórico-cultural do Brasil durante esta época sombria.

Palavras-chave: Osamu Tezuka, intertextualidade, produção cultural, história.


#############################


DA PERSEGUIÇÃO ESTADUNIDENSE AOS COMUNISTAS SEGUNDO O GIGANTE DE FERRO E SEU REFLEXO NO BRASIL

Rafael Alexandrino MALAFAIA (UFPA)
Renata Régia Campos RIBEIRO (UFPA)

É fato que é impossível desassociar arte e história, sendo que caminham de mãos dadas, e uma das principais representações deste caminho de mão dupla é a sétima arte – o cinema. Consequentemente, as animações não escaparam de tal empreitada. A Ficção Cientifica, um dos gêneros literários de maior alcance do século XX, não ficou incólume a tais considerações, tal como pode ser percebido pela animação estadunidense O Gigante de Ferro, de Brad Bird, de 1999, baseada no romance The Iron Man: A Children’s Story in Five Nights, do escritor inglês Ted Hughes (1930-1998), de 1968. Logo, o objetivo desta comunicação é mostrar, através da análise de tal obra, como a caçada aos comunistas levada a cabo pelos Estados Unidos (e que alcançou inclusive o Brasil na época da ditadura militar) teve reflexos na décima arte – os desenhos animados.

Palavras-chave: Intertextualidade. Estados Unidos. Animação.





Pras nossas Mães e Pais, Irmãs e Irmãos, todos os nerds vagabundos e bêbados que conhecemos, pras nossas gurias, pros professores que falaram um monte de merda, pro pessoal que nos fez ter conhecimento de tais assuntos – MAIS TRÊS PRA VOCÊS, PORRA!



All the Hails Up to the F*ckin Nerds!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você está em solo sagrado!
Agora entalhe com vossas garras na Árvore dos Registros e mostre a todos que virão que você esteve aqui!!!