Postagem em destaque

YEAH, HOUSTON, WIR HABEN BÜCHER!

e ai que tenho três livros de autoria publicada que fiz praticamente tudo neles e vou fixar esse post aqui com os três pra download e todos...

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

SHOWMAN KILLER - análise e crítica da HQ

ouvindo: James Newton Howard, The Prince Of Tides - Original Motion Picture Soundtrack, 1991 



primeiro que este post é amorosamente dedicado às memórias do guitarrista estadunidense Ed Van Halen (1955-2020).
nós não esqueceremos, somente agradecemos.





segundo que este post era pra falar do clássico do cinema cult Repo Man, de 1984, escrito e dirigido por Alex Cox. mas ai acaba que – por motivos que não vem ao caso – vou falar sobre Quadrinhos mesmo. eu ia falar de dois títulos, um francês e um estadunidense. entretanto, vou me manter em um só e deixar o próximo pra amanhã mesmo.
‘tá. sim. nem preciso falar sobre França e HQ... e Bande Desinée[2] de Ficção Científica, tal como algumas que já tratei aqui, como Guerra Universal Um e Le Complexe du Chimpanzé[1] . e não tem como desvencilhar o gênero do país não somente pelo Jules Gabriel Verne (1828-1905), mas também não esqueçamos de cientistas como Louis Pasteur (1822-1895), Marie Sklodowska Curie (1867-1934)[3] e Pierre Curie (1859-1906), Antoine-Laurent de Lavoisier (1743-1794), o Jean-Baptiste Pierre Antoine de Monet, Chevalier de Lamarck (1744-1829), o Blaise Pascal (1623-1662) etc etc etc.
Guerra Universal Um, roteiro e arte de Denis Bajram, pela Soleil de 1998 a 2006
Le Complexe du Chimpanzé, roteiro de Richard Marazano e arte de Jean-Michel Ponzio, para a Dargaud no biênio 2007-2008
mas a que vou comentar aqui é Showman Killer, escrita pelo cineasta chileno-francês Alejandro Jodorowsky, com arte de Nicolas Fructus, publicada em três partes pela Delcourt na primeira metade da década de 2010. eu li essa porque... na verdade, eu já tinha lido mas só o primeiro volume e fiquei empolgadaço ao ver os dois seguintes disponíveis. reli porque achei o artigo Top 10 Melhores Vilões dos Quadrinhos no Ozymandias Realista[4][4.1]. e “porra, o Showman Killer comeria os cus desses super-vilões no café da manhã os dos super-heróis no almoço”. o Jodorowsky dispensa apresentações porque, além de filmes como A Montanha Sagrada e El Topo (NÃO ENTENDI PORRA NENHUMA DOS DOIS, ADMITO), escreveu a canônica pras HQs de FC, O Incal, com Der Meister Moebius.
“quem é Showman Killer?”
o Onimonarca da Galáxia queria um menino como primogênito para tomar o direito de sucessão. não tendo, acabou agredindo a menina seriamente que ela acabou com uma deficiência mental. em decorrência disso, ela passou a ser um embaraço para a realeza e o monarca a entrega para o hellucinado geneticista Courcolain, que a leva a seu planeta laboratório e, usando o esperma do genocida Joe Come-Tripas, utilizou o corpo da princesa como gerador para seu projeto mais ambicioso: um mercenário ultracapacitado, desprovido de sentimentos – pela retirada dos dutos emocionais do sistema nervoso – a não ser a devoção à moeda oficial da galáxia, o kublar. 
então que a cagada ‘tá feita, porque o cara vira uma... a mais FUCKING perfeita máquina de FUCKING destruição em FUCKING massa. ao gritar “SHOOOOOOOOW” o cara se torna praticamente invencível e imbatível FUCKING máquina de FUCKING destruição em FUCKING massa que sempre trabalha pelo maior preço, e, ao pelo apresentado, acaba matando tanto este quanto sua assistente, Orlanda.
então, contratado pelo para exterminar os nihilos – espécie tida como subdensenvolvida que é subjulgada no planeta dourado, onde está localizado o QG da realeza da galáxia, “acusada injustamente” de matar a rainha Anethea e o enfim filho menino do Onimonarca –, uma criança lhe é entregue pela sacerdote Íbis, por quem começa a sentir algo parecido com “afeto”, acentuado pela promessa que fizera a Íbis de tratar.
tido como traidor pela Supra-Hierofante, a conselheira do Onimonarca e oriunda de outra galáxia de caos e terror, que põe um preço pela sua cabeça. perseguido junto com a criança que tem como protetor, acaba chegando ao templo dos Orinautas, onde sabemos que a criança – chamada de “criança dourada”[5] – em questão é TIA do Showman Killer. os dois entram em rota de colisão de direta por quererem o direito de nascença e por um ser desprovido de emoções e o outro ter emoções demais, mas – por alterações genéticas determinadas por Tigui, o bípede de feições hominídeas e fiel escudeiro de Showman Killer – igualmente potencialmente mortal. o trio vai a Chander, local de auto-exílio do Onimonarca antes de entregar o império galáctico à Supra-Hierofante, para se apresentarem ao soberano e, por ele, reconhecidos, vão tomar o que é seu por direito.
Showman Killer faz fudidamente juz ao título pois é killer do começo ao fim. e, ao contrário do que se pensa à olhada por alto, não é violência gratuita por nada, todas as explicações para a violência ‘tão lá e dá até pra rir se tu sacares as referências a outras obras de FC que o Jodorowsky puxa pra si.
Showman Killer KILLS! 





não sei se é irônico ou não, mas como o protagonista dessa obra foi criado a partir de engenharia genética, hoje é aniversário da Anna Paula Bettencourt Caldeira, primeira pessoa no Brasil a nascer de geração por fertilização in vitro, em 1984.





[1] até escrevi um trabalho acadêmico sobre esse título, em 2013, e apresentado no FALE do mesmo ano. vou falo AQUI deste trabalho!
[2] ‘tá. eu ‘tô ligado que ela nasceu na Polônia, estudou na Universidade de Varsóvia e depois que foi pra França tem até uma Comic sobre o tema: Marie Curie La Fée du Radium, de 2011, do ilustrador francês Chantal Montellier com o professor/pesquisador/museologo da ciencia Renaud Hynh em colaboração com o Museu Curie. recomendo.
[3] foda-se, é tudo Histórias em Quadrinhos.
[4] que fala de assuntos muito mais aleatórios do que eu já fiz um dia, mas eu teria vergonha de upar muita coisa que ele upa lá. mas a regra é clara: seu blog, suas regras.
[4.1] o blog já é zuado começando pelo nome de certa maneira, já me lembra aquelas porras de “Machista Opressor”, “Batman Cristão”, “Machismo Esclarecido”, “Blog do Doutrinador” etc etc etc. essas caceteiragens.
[5] não deu pra não lembrar do título original do filme com o Eddie Murphy de 1986.










BIS 
ZU 
DEM 
BREAKING 
FUCKING 
NEUEN 
POST
!!!!]]]]]]]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você está em solo sagrado!
Agora entalhe com vossas garras na Árvore dos Registros e mostre a todos que virão que você esteve aqui!!!