Postagem em destaque

YEAH, HOUSTON, WIR HABEN BÜCHER!

e ai que tenho três livros de autoria publicada que fiz praticamente tudo neles e vou fixar esse post aqui com os três pra download e todos...

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

o prefácio de “Imperialismo e Resistência”, de Tariq Ali, por José Arbex Jr.

“Cultivar a memória histórica tornou-se, por si só, um ato radical de subversão, afirma Tariq Ali, referindo-se ao fato de que a mídia corporativa planetária fabrica diariamente sua própria fabulação do mundo fabulação do mundo, apresentando os fatos desligados de seu contexto, não raro segundo uma perspectiva integralmente falsa, ou mesmo ridícula. Bombardeados por esse tipo de informação, apresentada com a rapidez vertiginosa permitida pelo desenvolvimento tecnológico, os espectadores, leitores e ouvintes têm a sensação de serem bem informados, quando na realidade sofrem um processo de esmagamento da memória e embotamento do senso crítico.
Com indignada ironia, Tariq Ali observa, por exemplo: ‘Foi impressionante ver Paul Wolfowitz [vice-secretário da Defesa e homem de confiança de George Bush], em Bagdá, conduzindo uma coletiva de imprensa composta basicamente por jornalistas ocidentais, e dizendo a eles: ‘Eu acho que todos os estrangeiros deveriam parar de interferir nos assuntos internos do Iraque’. ele se referia aos demais árabes, claro (...) Lá estão hoje um terço do exército britânico e dezenas de milhares de soldados estadunidenses, que viajaram milhares de quilômetros – e esse idiota enche a boca para dizer que o problema é que há muitos estrangeiros’. O absurdo todo da situação não mereceu qualquer comentário ou registro da mídia.
Cultivar a memória histórica tornou-se, por isso mesmo, necessidade imperiosa para todo aquele que pretende dissipar a nevoa mistificadora criada pelos meios de comunicação de massa, com o objetivo de compreender a verdadeira natureza dos processos políticos, econômicos, financeiros e culturais no mundo contemporâneo. ”
– José Arbex Jr., jornalista e escritor brasileiro, no prefácio de Imperialismo e Resistência, do escritor e ativista paquistanês Tariq Ali (1943-). Trad. Tatiana Carvalho de Azevedo e Maitê Carvalho Cassachi, com revisão de Geraldo Martins de Azevedo Filho. São Paulo: Expressão Popular, 2005. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você está em solo sagrado!
Agora entalhe com vossas garras na Árvore dos Registros e mostre a todos que virão que você esteve aqui!!!