“Vai meu batalhão alegre e formoso
nossa fortaleza é lindo de ver.
Que a rapaziada é balança de ouro
esse boi é um tesouro
é meu bem-querer.”
nossa fortaleza é lindo de ver.
Que a rapaziada é balança de ouro
esse boi é um tesouro
é meu bem-querer.”
– Arraial do Pavulagem, “Balança de Ouro”.
ENFIM! TRABALHOS APROVADOS PARA O XXXIII ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE LETRAS
E ai que FINALMENTE, depois de quase dois meses de espera, chegam as cartas-aceite do XXXIII ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE LETRAS; que será de 22 a 28 de julho de 2012 na cidade de Florianópolis, capital da Unidade Federativa de Santa Catarina. Eu ‘tava quase achando que não ia, perdendo as esperanças vendo as cartas de todo mundo chegando, menos a minha. E, ai, eis que chega logo de uma porrada, a da Oficina, do Círculo de Discussão do Tailson e a do meu CD (segundo o site oficial do evento, não vai mais ter comunicações simples, e sim os ditos Círculos de Discussão, para que haja maior debate sobre o que é proposto).
OFICINA
Queríamos que a oficina sobre Introdução à Ficção Científica fosse aprovada, mas como não foi, estamos radiante e estúpida e incrível e incomensuravelmente felizes assim mesmo. Eis o resumo da grande escolhida!
QUADRINHOS: UM INSTRUMENTO LÚDICO E INTERDISCIPLINAR PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA E LITERATURA INGLESA
Charles Leandro Alves dos Santos (UFPA)
Rafael Alexandrino Malafaia (UFPA)
Samara Fonseca Queiroz (UFPA)
Tailson Rodrigues de Lima (UFPA)
Esta oficina sobre Quadrinhos como instrumento lúdico visa discorrer sobre esta modalidade de mídia como complemento interdisciplinar para a metodologia pedagógica (principalmente) em sala de aula das áreas do conhecimento que versa a Habilitação de Língua Inglesa – a Literatura e a Língua Inglesa. Neste sentido, os Quadrinhos serão utilizados como uma mídia que abarca vários aspectos do conhecimento e cujas exposições dos temas relevados das HQ terão espaço, no caso da oficina, para a expressão em Língua Inglesa como possibilidade de proficiência comunicativa oral e fluência. Portanto, tal oficina busca mostrar os Quadrinhos como uma forma de maior engajamento por parte dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, tornando-os capazes de utilizar a língua e os conhecimentos literários de forma criativa, funcional, de maneira autônoma e livre. O discorrer sobre Quadrinhos e educação também propiciará uma compreensão e discussão de problemas da educação escolar e de outras áreas do ensino-aprendizagem condizentes ao campo de atuação do(a) profissional de Letras com habilitação na Língua Inglesa e de como estes problemas podem ser abordados pela temática do lúdico nos Quadrinhos. O objetivo final dessa modalidade de apresentação será mostrar como certos paradigmas e ideologias na educação e no ensino escolar podem ser desvelados e modificados, expandindo conceitos e diálogos e tornando possível transformar os Quadrinhos em ferramentas do processo educacional, principalmente nos estudos literários e lingüísticos da língua inglesa.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Histórias em Quadrinhos, Literatura, Língua Estrangeira.
CÍRCULO DE DISCUSSÃO
Mandei uma pá de trabalhos, uns doze, por ai (e, no bolo, foram os que apresentei, lá foi do Heym, o do Howard [apresentado na SEMAL-2009 {clique aqui para ler sobre a apresentação de tal comunicação}], do sobre Vikings, o de Literatura na RDA, o de Vietnã, etc.). E não é que justamente o ÚLTIMO que eu mando é APROVADO?!?
AS CONSEQUÊNCIAS CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAS DO CONFLITO ARMAMENTISTA EUA-URSS ATRAVÉS DA NARRATIVA GRÁFICA METAL GEAR SOLID
Rafael Alexandrino Malafaia (UFPA)
Desde que mundo é mundo, o ser humano não se encontra em harmonia com seus pares, sempre desenvolvendo e aperfeiçoando novos modos de humilhação, submissão e conquista, logo, não há um período da história que não seja marcado por algum conflito belicista, cuja maior prejudicada é sua própria espécie. No século que Eric Hobsbawn alcunha de “A Era dos Extremos”, houve, de 1939 a 1945, a II Guerra Mundial e, logo ao seu final, sua principal consequência, a Guerra Fria, que perdurou de 1945 a 1990 (porém, segundo muitos teóricos da conspiração, ainda continua, porém com personagens diferentes) e, nela, o Conflito Armamentista entre os Estados Unidos da América e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, tendo como ápice a Corrida Espacial. Como Renato Russo escreveu em A Canção do Senhor da Guerra, “uma guerra sempre avança a tecnologia”, esta comunicação tem como objetivo traçar as consequências científicas e tecnológicas de tal conflito através da narrativa da série de histórias em quadrinhos Metal Gear Solid, de 2004, cujo roteiro de Kris Opisko e arte de Ashley Wood tem como base o jogo eletrônico homônimo, de 1998, pertencente à série Metal Gear, idealizada, escrita e dirigida pelo japonês Hideo Kojima.
Palavras-chave: Metal Gear Solid. Histórias em Quadrinhos. Guerra Fria. Intertextualidade.
Aos amigos e conhecidos que também tiveram trabalhos aprovados (n nomes aqui) um grande “SALVE!” a vocês todos e a vocês todas!
A GENTE É FODA!!!!
Bis zu dem breakin fuckin neuen Post!
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