Postagem em destaque

YEAH, HOUSTON, WIR HABEN BÜCHER!

e ai que tenho três livros de autoria publicada que fiz praticamente tudo neles e vou fixar esse post aqui com os três pra download e todos...

sexta-feira, 15 de julho de 2022

EX-DRUMMER - crítica e análise do filme

 ouvindo: GISM, M.A.N. (Military Affairs Neurotic), de 1987.

respondasem pensar: qual foi o último filme estadunidense que chutou sua boca? qual foi o último filme estadunidense que te deixou fudido das ideias? resposta difícil. mais fácil um filme brasileiro ter te deixado assim. sim, o que o brasileiro médio pensa sobre o cinema brasileiro já vale aquele textão no jeito entretanto, é inegável dizer que europeus e asiáticos são campeões mundiais e olímpicos em fazer filme pra acabar com o psicológico do cabocu dá pra fazer um post só listando as pedradas made in Eurasia. e então temos, tem-se Ex-Drummer, filme belga de 2007, escrito, dirigido e produzido por Koen Mortier, baseado no livro homônimo do escritor, poeta, dramaturgo e colunista Herman Brusselmans, publicado em 1994.
Ex-Drummer, de 2007, escrito, dirigido e produzido por Koen Mortier, baseado no livro homônimo do escritor, poeta, dramaturgo e colunista Herman Brusselmans

eu gosto de cinema. eu gosto de punk rock. eu gosto do conceito de arte como ferramenta de crítica social através do incômodo e do mal estar, de deixar o espectador FUDIDO, na merda. quando vi as críticas de Ex-Drummer feitas pelo Lucas Maia, do Refúgio Cult[1] e pelo cara do Getro[2], pensei “CARALHO, ESSE É O FILME PRA VER E COMENTAR”. ontem vi e..... 
caralho, a pegada do filme é tensa pra porra. é perfeitamente compreensível parar o filme muitas vezes pra parar e tomar um ar pra continuar. a metodologia de fotografia e montagem é totalmente alinear, pra bagunçar mesmo e propositalmente seu cérebro e senso de direção, o roteiro é assim também, não te deixa quieto até mesmo nos momentos mais “legalzinhos”, sem aspas e com muitas ressalvas. atrevo-me dizer que é o Apocalypse Now! dos filmes de punk rock.
Apocalypse Now!
, de 1979, dirigido por Francis Ford Coppola e escrito por ele e John Millius[3], baseado no romance O Coração das Trevas, do escritor e marinheiro anglo-polonês Józef Teodor Konrad Korzeniowski, a.k.a. Joseph Conrad (1857-1924).

pode não parecer, mas exceto Lio (interpretada por Dolores Bouckaert), a esposa de Dries (o narrador do filme), ninguém é o que se pode chamar de “mentalmente estável”[4]. falando no Dries (interpretado por Dries Vanhegen), ele é um escritor famoso e o filme começa com ele sendo visitado por um trio: Keon de Geyter, um neonazista (interpretado por Norman Baert) e dois portadores de necessidades especiais[5], Jan Verbeek (interpretado por Gunter Lamoot) e Ivan Van Dorpe (interpretado por Sam Louwyck) que vão convidar Dries para ser baterista da banda que só vai tocar uma música em um só evento e depois terminar. 
mas o Concurso de Rock de Leffinge é só o estopim da cagada ensaiada completa, já que o Dries é, de longe, o personagem mais cretino e escroto da história, por motivos de espremer o pior do pior de Geyter, o Van Dorpe e o Verbeek e suas respectivas famílias para conseguir material de inspiração para seu próximo livro – tanto que, SOMENTE PARA ISSO, aceita integrar a empreitada, a ponto de ministrar o nome do projeto. quando te perguntarem porque rico não vale porra nenhuma e só quer que pobre se foda, apresente Dries.
recomendo, dicumforçamente, ver sozinho ou com alguém que vá na mesma vibe, porque... Ex-Drummer faz parecer Hermes e Renato ser um Patati-Patatá Especial de Dia das Crianças. posso dizer que imagino as caras deles [do Fausto[7] e do Franco Fanti, do Marco Antônio Alves, do Felipe Fagundes Torres, do Adriano Pereira e do Bruno Sutter] vendo a película belga e eles dizendo “caralho, doido; caralho, doido; caralho, doido; vai se fuder, doido; vai se fuder, doido; vai se fuder, doido; vai se fuder, doido; não é possível, doido; não é possível, doido; não é possível, doido”. se ELES ficariam assim, imagina quem... como dizer?... não trabalha com humor negro[7] e arte[8] e quem ‘tá fora totalmente dessa seara vai levar paulada com viga de concreto do começo ao final de Ex-Drummer.
não necessariamente respondendo às perguntas que abri o post, mas posso dizer que lembro de Kids, dirigido por Larry Clark (Bully[9], Desafios da Rua) e escrito pelo roteirista, músico e cineasta Harmony Korine (Levando A Vida Numa Boa[10], Julien Donkey-Boy). não querendo fazer comparação de qualidade, equalização, a puta que pariu, mas... os filmes do Larry Clark podem ser ótimos aperitivos para Ex-DrummerPODEM SER.
Kids
, de 1995, dirigido por Larry Clark e escrito por Harmony Korine. produzido pelos estúdios Independent Pictures, The Guys Upstairs, Killer Films, Shining Excalibur Films e Kids NY Limited, e distribuído pela Shining Excalibur Films.

eu penso assim: se faz chocar, faz pensar. Ex-Drummer não é nada fácil, é mastigar concreto protendido com soda cáustica. mas concordo totalmente com o cara do Getro sobre esse texto ser uma obra sobre o que é a miséria humana e o que o ser humano é capaz de fazer enquanto se vê em momentos de desespero e impotência. e tudão ao som de punk rock de qualidade e de responsa. Ex-Drummer vai querer te fazer desistir de ver a pelo menos 5 a 5 minutos de filme, até mesmo se teu cérebro for localizado no intestino, teu reto desemboque na tua boca e tenhas noção e discernimento zero sobre trato social e convivência com outrem.
ou seja e enfim: não tem como ficar impassível a Ex-Drummer, é punk pra quem gosta de punk, mas não é necessariamente cinema pra quem gosta de cinema.
citando Clooney: “boa tarde e boa sorte com Ex-Drummer”.






in memoriam Fausto Fanti Jasmin 
 




[1] ver essa crítica com spoilers clicando AQUI!
[2] ver essa crítica com spoilers clicando AQUI!
[3] SIM! O DIRETOR DE CONAN, O BÁRBARO E INFERNO VERMELHO!
[4] se é que existe alguém assim nessa vida, consta-se;
[5] eu usaria um dos termos usuais, mas não é do meu agrado, nenhum dos dois me convém;
[6] quando ele ainda era vivo, visto que o filme é de quando ele ainda era vivo/
[7] tem um cara que vai trabalhar a problemática desse termo, EU NÃO SOU ESSE CARA;
[8] podem ter certeza que não estou incluindo stand up nesse balaio;
[9] que também preciso comentar por aqui, inclusive;
[10] ‘tava considerando ver o filme porque tem surf e skate, desisti quando vi o trailer.










¡¡¡BIS!!!
¡¡¡ZU!!!
¡¡¡DEM!!!
¡¡¡BREAKIN!!!
¡¡¡FUCKIN!!!
¡¡¡NEUEN!!!
¡¡¡POST!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você está em solo sagrado!
Agora entalhe com vossas garras na Árvore dos Registros e mostre a todos que virão que você esteve aqui!!!