Postagem em destaque

YEAH, HOUSTON, WIR HABEN BÜCHER!

e ai que tenho três livros de autoria publicada que fiz praticamente tudo neles e vou fixar esse post aqui com os três pra download e todos...

quinta-feira, 5 de junho de 2008

COMO MONTAR UMA REDE WIRELESS

”Como Montar uma Rede Wireless
As Redes Wireless estão em constante crescimento. Novas redes são implementadas, com soluções mais rápidas, abrangentes e confiáveis. Até pouco tempo, elas eram caras e poucas pessoas sabiam como utilizar.
Ouvimos muitos casos de empresas pagando milhares de dólares, só para descobrir que o alcance de seu equipamento não era suficiente para seu escritório. Este artigo responde às três perguntas mais comuns de primeiros usuários de redes sem fio: o que devo comprar, o que preciso fazer, e como colocar tudo funcionando junto. Redes Wireless estão em constante progresso, entretanto o princípio básico é o mesmo. Em vez de usar cabos para transmitir informações de um ponto até outro (ou muitos), usa-se sinais de rádio.
A comparação mais próxima que pode ser feita é com um telefone sem fio operando em uma faixa de 2.4GHz. De fato, a tecnologia usada é quase idêntica, e quanto aos benefícios, nem se fala. Com uma rede sem fio um computador ou laptop podem ser movidos em qualquer lugar dentro do alcance da rede sem a interrupção de serviço de rede. Isto significa que se você tiver um laptop, você pode ficar na sua poltrona favorita e acessar a Internet ou acesso sua rede sem arrastar um fio através da sala.

O que Comprar – padrões de rede
Há três padrões principais para as Redes Wireless: 802.11b, 802.11a e 802.11g. Cada padrão tem suas vantagens e desvantagens. Ao selecionar um padrão em rede você deve considerar cuidadosamente suas necessidades em termos de alcance, layout e custos.
802.11B - O tipo de Rede sem fio mais popular é o 802.11b. Tem uma velocidade máxima de 11 Mbps, com um alcance máximo operacional de 100 metros em ambiente fechado e 180 metros em uma área aberta. A distância do ponto de acesso determina diretamente a velocidade da conexão. A 20 metros a velocidade normalmente é de 11 Mbps. Em distâncias entre 70-110 metros a velocidade pode cair para 1 Mbps ou abaixo, causando esporádica perda de sinal, bem como lentidão na conexão. 802.11b opera na popular faixa de freqüência de 2.4GHz. Pode causar problemas com telefones sem fio e fornos microondas em algumas ocasiões.
802.11A - Em comparação com 802.11b, 802.11a é mais rápido, porém os equipamentos que utilizam este padrão são normalmente mais caros. Fornece um aumento significativo em termos de velocidade (até 54 Mbps) mas com um alcance operacional menor. Em distâncias superiores a 30 metros há redução na velocidade, mas em alcance menores fica entre 22 e 40 Mbps. Este equipamento utiliza a freqüência de 5.4GHz, que significa mais confiabilidade, especialmente se existirem outras redes sem fio na mesma área.
802.11G - Uma nova linha de produtos de fabricantes de rede sem fio combina os conceitos de 802.11a e 802.11b. Conhecida como Tecnologia “G” (802.11g), apresenta a velocidade de um equipamento 802.11a, mas é completamente compatível com as rede 802.11b existentes. É ligeiramente mais barato que a tecnologia 802.11a, mas ainda usa a 2.4 faixa de GHz, então ele pode ainda causar problemas com outros dispositivos. É uma ponte entre 802.11a e b, ao mesmo tempo em que fornece uma versão aperfeiçoada para uma rede “b” existente. O alcance é o mesmo que 802.11b. Este padrão não é compatível com 802.11a.
É recomendável que você adquira todos os equipamentos para sua rede Wireless de um único fabricante. Muitos oferecem soluções integradas que dão maior alcance e velocidade uma vez que todos os componentes usam a mesma tecnologia e boa parte dos processos de verificação e compatibilização podem ser otimizados. Equipamentos das marcas D-Link e LinkSys oferecem essas características, com alguns chegando a desempenho superior aos de redes cabeadas a 100Mbps.

Layout de Rede - De que eu preciso?
A primeira coisa que vamos dar foco é, “O que preciso, exatamente?” Esta pode ser uma pergunta complicada. Muitas pessoas migram para Rede sem fio por sua relação custo-benefício comparada a uma rede cabeada. Em alguns casos uma rede cabeada é cara demais para se instalar. Embora uma rede sem fio tenha bom custo-benefício, há assuntos que precisam ser considerados como alcance de sinal, velocidade de rede e interferência.

Redes Wireless para dois sistemas
Com somente dois computadores, um ponto de acesso não é necessário. Tudo que você precisa é um adaptador de Rede sem fio para cada computador. Este tipo de instalação é chamado Adhoc ou rede ponto a ponto, e pode ser facilmente configurada.
Se você desejar compartilhar uma conexão de internet, você pode usar um proxy para realizar isto. Também, Windows ME, 2000, e XP oferecem recursos de compartilhamento básico de Conexão à Internet embutidos.

Localização
As dimensões físicas da área e o número de computadores que precisam de acesso de rede determinam o tipo de equipamento de Rede sem fio necessário. Se todos os computadores estão em uma área pequena, digamos um escritório não mais do que 40-50 metros metros, com algumas paredes, tudo de que se precisa são: (1) adaptador de rede de Rede sem fio por computador e (1) Access Point Wireless (ou Roteador se uma conexão de banda larga precisa ser compartilhada). Para configurar a rede, instale um adaptador de rede de Rede sem fio em cada computador e ligue o Access Point ou Roteador em uma posição central. O diagrama abaixo explica este conceito em mais detalhes:
Um assunto importante que deve ser tratado quando instalando uma rede de Rede sem fios é a localização e o material de paredes. Paredes podem cortar o sinal de Rede sem fios pela metade, ou até mais. Isto é crucial quando se decide onde colocar o Roteador ou Access Point. No diagrama acima nenhum computador está a mais de 30 metros do Access Point, com poucas paredes para degradar o sinal. Este ambiente é preferível, mas nem sempre possível.

Fatorando o número de PCs
A primeira pergunta a fazer é: Quantos computadores se ligarão a esta rede sem fio? Se você já tiver uma rede cabeada, você precisará criar uma rede Híbrida, que será discutida mais adiante.

Redes Wireless para três ou mais sistemas
Se a rede vai conter mais de dois sistemas então a opção "Ad hoc" não será uma boa solução. Com três ou mais sistemas um "Access Point" ou "Roteador" devem ser utilizados e sempre posicionados em uma localização central (se necessário) com repetidores ou Access Points adicionais para se extender o alcance. Quando trabalhar com redes sem fio, procure utilizar todos os equipamentos de uma única marca! Isso evitará muitas dores de cabeça (e exigirá talvez, menos configurações).

Estudo de Caso:
Instalação de uma LAN de Rede sem fios de quatro computadores
Você tem quatro (4) computadores em sua rede, você não tem conexão de banda larga à Internet e todos os computadores estão a 30 metros de distância um do outro. Para este tipo de rede o seguintes equipamentos serão necessários: (1) Access Point Wireless e (4) Adaptadores de Rede Wireless. Os adaptadores wireless podem ser USB (externa), PCI (interna), ou, no caso de um laptop, PCMCIA. Os adaptadores Wireless USB são o tipo mais versátil nesta situação pelo fato de sua antena poder ser posicionada longe de qualquer obstáculo fornecido pelo PC ou mesmo sua escrivaninha. O desempenho de adaptadores wireless USB e PCI são aproximadamente idênticos, porém em muitas situações um adaptador wireless USB terá uma melhor linha de visão com o Access Point ou Roteador. Quanto melhor a Linha de Visão, mais alta será a velocidade.
Quando comprar equipamento de Rede sem fio lembre-se sempre de certificar-se de que todos seja do mesmo tipo de WiFi. O mais comum é tipo 802.11b, e a maior parte dos equipamento são compatíveis com este padrão. Vamos agora à prática:
Passo 1: Encontre um local apropriado para posicionar seu Access Point
Para encontrar o melhor sinal com menor interferência entre sua mobília e seus dispositivos elétricos, mantenha o "Access Point" cerca de 1,60m de altura. Você pode colocá-lo em uma estante, armário, ou mesmo montá-lo em uma parede.
Advertência: Nunca instale um "Access Point" dentro de um espaço fechado. Isso causa muita degradação de sinal e poderá causar aquecimento do AP. Mantenha-o em uma área aberta, se possível.
Passo 2: Instale os adaptadores de rede Wireless Siga as instruções da instalação para os adaptadores de rede. A instalação é geralmente simples especialmente quando você usa todos os quipamentos do mesmo fabricante.
Passo 3: Teste o sinal e reposicione o AP se necessário Cada adaptador deve ser conectado ao Access Point para que a instalação seja concluida (reinicie o computador). A maioria dos fabricantes de Rede sem fio incluirá um pequeno medidor de sinal com seus adaptadores. Vá para cada sistema e passe alguns minutos observando o medidor para ter certeza de que o sinal é fixo e alto. Se ele oscilar muito talvez você precise mover o "Access Point" para uma distância mais próxima de onde você se encontra. Às vezes alguns centímetros fazem uma grande diferença. A localização ótima de um "Access Point" é aquela onde você consegue a melhor qualidade e força do sinal para todos os computadores.

Misturando Redes Wireless e Cabeadas, uma rede Híbrida
Caso já exista uma rede cabeada e somente alguns computadores precisam conectar por redes sem fio, o processo será semelhante. Quando escolher um "Access Point" ou "Roteador", certifique-se de que eles venham com algumas portas LAN (a maioria tem portas 10/100 embutidos). Eles se tornarão eficazes concentradores na sua rede com um mínimo de configuração. Configure seus computadores da Rede Wireless para acessar o AP ou Roteador, e você terá uma rede híbrida.
Rotear uma conexão em banda larga através de sua rede Wireless é quase exatamente o mesmo que com uma rede cabeada. A maioria de Roteadores Wireless têm uma interface de administração baseada em web-Browser, que premite a configuração da conexão de banda larga e seu compartilhamento através da rede. Conecte seu modem de banda larga à seu roteador Wireless, realize as configurações necessárias e você estará conectado à Internet sem problemas, ou seja, igual a uma conexão por rede cabeada.

Extendendo o Alcance, Layout Avançado de Rede
Às vezes o plano de rede básica não funciona devido ao alcance, obstáculos como paredes e lajes, ou o layout geral do ambiente. Quando isto acontecer existem algumas opções e todas elas possuem vantagens e desvantagens.
Se o alcance precisa apenas extender-se por mais 50 ou 70 metros, um ou mais "Access Points Repetidores" podem ser ligados à rede. Estes pequenos equipamentos funcionam como um Extensor de sinal, permitindo a integração de dois ou mais Access Points em uma única rede. Para configurar este repetidor, você deve conectá-lo à sua rede física através de um cabo Ethernet Categoria 5E antes de configurá-lo. Após essa configuração você poderá movê-lo para seu local definitivo. Os repetidores podem normalmente dobrar o alcance efetivo da rede Wireless, permitindo que mais computadores sejam ligados à rede. Os repetidores podem ser adicionados conforme a necessidade para extender a rede com algumas limitações.

Cabeando mais de uma Rede Wireless
Digamos que precise expandir este sinal para vários andares num prédio, ou que hajam duas ou mais redes sem fio separadas ou que vários repetidores precisariam ser alinhados para cobrir esta distância. Caso isso ocorra, a opção será ligar os "Access points" através de uma rede cabeada. Os repetidores são muito úteis, mas às vezes o cabeamento metálico ou fibra óptica são as únicas opções possíveis. Os princípios básicos de Rede sem fio ainda se aplicam, mas existem algumas mudanças a serem feitas.
O melhor caminho seria instalar todas as redes sem fio separadamente, e assim então, executar o cabeamento para cada um dos Access Points de longo alcance que precisarem ser conectados. Os Access Points exigirão um mínimo de configuração, mas isso não é difícil e sempre vem incluso na documentação técnica do equipamento. Este tipo de configuração se aplica bastante para prédios com vários andares, uma vez que o sinal simplesmente não trafega através deles. O diagrama abaixo mostra um exemplo deste tipo de expansão de Redes Wireless.


Fonte
http://www.mundowifi.com.br/tutoriais/165-montar-rede-wireless.html
Marcelo Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você está em solo sagrado!
Agora entalhe com vossas garras na Árvore dos Registros e mostre a todos que virão que você esteve aqui!!!