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e ai que tenho três livros de autoria publicada que fiz praticamente tudo neles e vou fixar esse post aqui com os três pra download e todos...

quinta-feira, 26 de julho de 2012

ENEL 2012: A VÉSPERA!



Ouvindo: Uriah Heep, The Magician’s Birthday, de 1972

“Machines of hate...
Hey you! Wake up!
Open your swollen eyes
Erosion invades your mind
A cancer that grows over time

Hey you! Rise up!
Rise to fight, eliminate
Burn your fuse to detonate
The human machines of hate”
- Fear Factory, “Self Bias Resistor”, do álbum Demanufacture, de 1995.

E eis que as oficinas que seriam na sexta e no sábado – segundo o cronograma inicial – serão agora – só Mãe Gaia sabe o motivo – somente amanhã. Se não fosse eu ir à coordenação da CO e pedir calma e pacientemente que eles realocassem os horários (das oficinas), ia dar uma merda muito de duas ao mesmo tempo e isso ia fuder com todo o nosso trabalho de vir aqui e apresentar estes dois filhos queridos pro pessoal!

Maaaaaaaaaaaaaaas

DE MANHÃ! Das oito ao meio-dia!

QUADRINHOS: UM INSTRUMENTO LÚDICO E INTERDISCIPLINAR PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA E LITERATURA INGLESA

Charles Leandro Alves dos Santos (UFPA)
Rafael Alexandrino Malafaia (UFPA)
Samara Fonseca Queiroz (UFPA)
Tailson Rodrigues de Lima (UFPA)

Esta oficina sobre Quadrinhos como instrumento lúdico visa discorrer sobre esta modalidade de mídia como complemento interdisciplinar para a metodologia pedagógica (principalmente) em sala de aula das áreas do conhecimento que versa a Habilitação de Língua Inglesa – a Literatura e a Língua Inglesa. Neste sentido, os Quadrinhos serão utilizados como uma mídia que abarca vários aspectos do conhecimento e cujas exposições dos temas relevados das HQ terão espaço, no caso da oficina, para a expressão em Língua Inglesa como possibilidade de proficiência comunicativa oral e fluência. Portanto, tal oficina busca mostrar os Quadrinhos como uma forma de maior engajamento por parte dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, tornando-os capazes de utilizar a língua e os conhecimentos literários de forma criativa, funcional, de maneira autônoma e livre. O discorrer sobre Quadrinhos e educação também propiciará uma compreensão e discussão de problemas da educação escolar e de outras áreas do ensino-aprendizagem condizentes ao campo de atuação do(a) profissional de Letras com habilitação na Língua Inglesa e de como estes problemas podem ser abordados pela temática do lúdico nos Quadrinhos. O objetivo final dessa modalidade de apresentação será mostrar como certos paradigmas e ideologias na educação e no ensino escolar podem ser desvelados e modificados, expandindo conceitos e diálogos e tornando possível transformar os Quadrinhos em ferramentas do processo educacional, principalmente nos estudos literários e lingüísticos da língua inglesa.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Histórias em Quadrinhos, Literatura, Língua Estrangeira.

DE TARDE! Das duas às quatro!
(SIM! ESTA OFICINA PASSOU E FICAMOS PUTAMENTE FELIZES COM A APROVAÇÃO DA MESMA)

INTRODUÇÃO A LITERATURA DE FICÇÃO CIENTÍFICA

Denison Carlos Sousa Barbosa (UFPA)
Rafael Alexandrino Malafaia (UFPA)
Tailson Rodrigues de Lima (UFPA)

A ficção, segundo Walty (1985), é o estilo de narrativa que contém personagens e estória verossímeis ou não, ambientada em um tempo e espaço diferenciados do nosso, podendo inclusive ser organizados ou caóticos. Logo, como a Ficção Científica (aqui, referir-nos-emos a ela como FC) parte deste princípio, tornando-se ímpar a outros gêneros literários pela assimilação do resultado de séculos de pesquisa e desenvolvimento humanos para a melhor adaptação e sobrevivência em determinado tempo e espaço que também conhecemos como ciência em seus escritos literários, esta oficina tem como objetivo não somente abordar este gênero pouco discutido no meio acadêmico de língua portuguesa e discorrer sobre sua relevância e implicações literárias e temáticas, mas inclusive provar que a FC é um gênero legítimo relegado a outros e que precisa ser incluído de fato no currículo do ensino de literatura, devido muitos dos autores de tal gênero serem críticos ora sutis ora mordazes dos sistemas vigentes e acontecimentos relevantes de suas épocas e como estes influíram nas vidas nas sociedades, podendo-se traçar um paralelo de tais observações às descrições das realidades distópicas de muitas obras. Como resultado, os docentes poderão orientar o alunado, com a leitura de tais produções literárias,  a ter não somente novas perspectivas sobre a história das relações sociais e do ser humano com o meio ambiente ao seu redor, seja qual for, mas inclusive uma capacidade de avaliar seu tempo com novos olhos e valores.

Palavras-chave: Ficção Científica, Literatura, Ciência, Realidade, Sociedade.)


(“e como foi o círculo de discussão sobre MGS e Corrida Armamentista?!?” nada menos do que um completo desastre, porque só entrrei na sala, assinei meu nome na lista de freqüência e sai pra voltar a dormir)


E deixa eu voltar pro uísque que o Neutão comprou mais prum livro que comprei mais cedo.

AMANHÃ É O DIA!

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