Postagem em destaque

YEAH, HOUSTON, WIR HABEN BÜCHER!

e ai que tenho três livros de autoria publicada que fiz praticamente tudo neles e vou fixar esse post aqui com os três pra download e todos...

sexta-feira, 13 de maio de 2016

3 BUSINESS PROCESS MANAGEMENT: FUNDAMENTOS E PRINCÍPIOS [incompleto]

3 BUSINESS PROCESS MANAGEMENT: FUNDAMENTOS E PRINCÍPIOS [incompleto]

As fundamentações básicas da supracitada disciplina gerencial[1] conhecida como Gerenciamento de Processos de Negócio, segundo SOUSA NETO E MEDEIROS JUNIOR (2008, p.4), remontam a conceitos e tecnologias das áreas de negócios e TI[2]. Tal área de estudos – que “integra estratégias e objetivos de uma organização com expectativas e necessidades de clientes, por meio do foco em processos ponta a ponta” (BPM CBOK V 3.0, p. 52) – foi criada a fins de

mapear os processos, usando padrões para representar processos de negócios, tanto para os usuários de negócios quanto para os profissionais de TI (tecnologia da informação), criando, assim, uma linguagem comum entre as áreas de negócios e TI, e reduzindo a distância existente entre elas (BPM: Gerenciando Processos de Negócios e Impactos Humanos,.2).

Ademais, SCHICK (2006, p.4), caracteriza o GPN[3] como “a habilidade de entender e controlar as muitas partes de um processo complexo”[4], sendo complementado por SOUSA NETO E MEDEIROS JUNIOR (idem), ao argumentarem que este “possibilita às organizações alcançarem seus objetivos através da melhoria, gerenciamento e controle de seus processos de negócios essenciais” através da melhoria de “processos de negócios automatizados ou não a fim de atingir resultados consistentes com metas estratégicas da organização” (BPM CBOK, 2009, p.), possibilitando “(à) organização alinhar seus processos à sua estratégia de negócio, conduzindo ao efetivo desempenho geral através de melhorias de atividades específicas de trabalho em um departamento específico, ao longo da organização ou entre organizações” (idem).

[1] Como assim é definida pelo BPM CBOK V 3.0, p. 52.
[2] Acrônimo de Tecnologia de Informação.
[3] Acrônimo de Gerenciamento de Processos de Negócio.
[4] Os processos serão estudados a fundo no subcapítulo 3.2.2, chamado Processo de Negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você está em solo sagrado!
Agora entalhe com vossas garras na Árvore dos Registros e mostre a todos que virão que você esteve aqui!!!