Postagem em destaque

YEAH, HOUSTON, WIR HABEN BÜCHER!

e ai que tenho três livros de autoria publicada que fiz praticamente tudo neles e vou fixar esse post aqui com os três pra download e todos...

sexta-feira, 1 de junho de 2018

INÁCIO-BREDA-FLUSS – poema

INÁCIO-BREDA-FLUSS


“In this river all shall fade to black
Ain’t no coming back”
– Black Label Society, “In This River”.


Um rio, ao passar embaixo de uma ponte, não é mais o mesmo rio.
Um rio, após se encontrado com outro rio, não é mais o mesmo rio.
Um garoto, após ver um rio que nunca viu, não é mais o mesmo garoto.
Um garoto, após se banhar em um novo rio, não é mais o mesmo garoto.
Eu não sou mais o mesmo garoto depois daquele telefonema...
Eu não sou mais o mesmo garoto depois que anoiteceu aquele dia...
O quanto de nós morre junto com quem morre?
O quanto levam de nós:
O quanto permanece delas em nós?
Não se é o mesmo depois do vento bater em seu rosto...
O quanto um poema é o mesmo depois de ser lido?
Quando ‘cê morreu, eu fui todo junto?
Quando ‘cê morreu, eu renasci outro completo outro?
Quando um garoto entra em um helicóptero com uma M-16  ele não é mais o mesmo.
Quando ele desce em uma zona quente em um arrozal, ele não é mais o mesmo.
O arrozal não é o mesmo...
A cada situação nova, nascemos e morremos...
A cada novo (nascer do) dia, nascemos e morremos...
O quanto nascemos e morremos a cada novo (nascer do) dia?
Contagem regressiva
Escala decrescente
Espiral descendente
Parece que não faz mais frio ou calor desde quando se fostes
Sempre quando chove e alaga a cidade, eu que afundo, de olhos fechados
Querendo sempre mais descer cada vez mais, abismar-me e esquecer-me do mundo
Sendo também por este esquecido.
O braço do rio Guamá que corta os campi profissional e básico do campus Guamá da UFPA 
Não é mais o mesmo a cada vez que chove
Ou mesmo passa abaixo das pontes que ligam estes campi.
Como o rio, como este rio, deveríamos correr indiscriminados e indiferentes
Ao sol, aos amantes, a quem nasce e a quem morre?
O rio permanece, nós permanecemos?
O rio leva, nós levamos ou somos levados?
O rio não morre mas renasce:
O quanto e como morremos e como e quanto renascemos?
O vento se quebra em obstáculos, mas segue ventando:
O quanto seguimos quebrando e quebrados continuamos ventando até não conseguirmos mais ventar?
O quanto ventamos? O quanto somos vento?
O quanto somos rio?


:: 30 de maio de 2018 ::
:: escrito sobre post no Twitter de Roberta Inácio Breda do dia 28 de maio de 2018 :: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você está em solo sagrado!
Agora entalhe com vossas garras na Árvore dos Registros e mostre a todos que virão que você esteve aqui!!!